Pingo Doce aumenta preços de alguns produtos cerca de 14% a poucos dias do corte do IVA
Um consumidor recorreu ao Facebook para denunciar o aumento de preços num supermercado, em antecipação à descida do IVA. No caso deste cliente, a fatura subiu cerca de 14% em apenas uma semana.
Um consumidor publicou dois talões obtidos num supermercado Pingo Doce em Barcelos, sendo que um dos talões foi impresso “antes de saber que o IVA ia baixar” e o outro “depois de saber que o IVA ia baixar”.
Em ambos os talões foram comprados os mesmos artigos de pequeno almoço, numa secção de cafetaria do supermercado, mas apesar de haver apenas uma diferença de 7 dias entre os dois talões, o consumidor verificou um aumento de 42 cêntimos no valor total da compra.
Na compra realizada no dia 18 de março, foi adquirida uma meia de leite, um galão, uma carcaça e um pão de espelta com manteiga. Tudo ficou por 2,87 euros.
Leia Também: Atualização sobre o estado de saúde do jornalista Pedro Carvalhas
No entanto, apenas sete dias depois, no dia 25 de março, exatamente os mesmos artigos custaram um total de 3,29 euros – o que corresponde a um aumento de cerca de 14% sob os mesmo produtos. De ressalvar que a carcaça de pão (padaria) se manteve ao mesmo preço em ambas as compras.
O consumidor expôs a situação nas redes sociais e há quem acuse o supermercado de ter aumentado os preços em antecipação à descida do IVA.
Apesar de nenhum dos artigos presentes no talão pertencerem à lista dos 44 tipos de alimentos escolhida pelo Governo para a descida do IVA, os consumidores acreditam que esta seja uma forma de os supermercados se aproveitarem da situação.
Relembre-se que a regra do IVA zero apenas se aplicam aos artigos de supermercados e não aos da restauração ou cafetaria.