Padre corrupto desvia mais de 15 mil euros das esmolas dos fiéis de paróquia em Seia
Só há cerca de três semanas é que a situação foi descoberta. Padre conseguiu desviar mais de 16 mil euros doados pelos fiéis à paróquia.
Humberto Coelho, padre na Paróquia de Torroselo, em Seia, é acusado de ter desviado 16 mil euros das contas da Igreja. Quem confirmou o escândalo foram elementos ligados ao conselho económico da paróquia, que ficaram perplexos quando deram conta do desfalque cometido pelo padre.
“Claro que estamos todos chateados, nós e o povo. É dinheiro das esmolas, dos peditórios e de outras contribuições das pessoas, muitas delas que passam dificuldades. Fica muito mal ao senhor padre”, revelou Luís Coragem, 77 anos, que integra aquela comissão.
Só há cerca das três semanas é que outro sacerdote, que integra o conselho e supervisiona as contas descobriu o caso, apesar dos levantamentos, quase todos feitos no multibanco, terem começado há vários meses.
Leia Também: Atriz Alexandra Lencastre ‘reaparece’ e deixa amigos preocupados com carta de pedido de ajuda
“Não sei como descobriu, mas chamou-nos lá e aquilo [a conta] estava mesmo em baixo. Já fizeram os cálculos e o prejuízo é de 16 mil euros. É uma tristeza”, desabafa.
Confrontado à porta de casa, o padre disse que não confirma nem desmente, mas que garante estar de consciência tranquila.
“Na altura da apresentação das contas saberão o que aconteceu”, sublinhou. As contas deverão ser apresentadas durante a primeira quinzena de janeiro. Para já, e ao que tudo indica, o sacerdote já terá começado a repor parte do dinheiro. “Os pais já lá puseram seis mil euros e com certeza vão continuar a ajudar”, diz, por seu turno, a paroquiana Maria da Conceição, 78 anos.